top of page
wix_logo.png

A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos através de diversas abordagens. 

E qual a melhor abordagem terapêutica?

Existem várias abordagens diferentes para a psicoterapia. Os psicólogos geralmente se baseiam em uma ou mais linhas terapêuticas.

Cada perspectiva teórica atua como um roteiro para ajudar o psicólogo a entender seus clientes e seus problemas e ajudá-los a encaminar soluções.

O tipo de tratamento que você receberá dependerá de uma variedade de fatores: pesquisa psicológica atual, orientação teórica do seu psicólogo e o que funciona melhor para sua situação.

OS PROBEMAS TRATADOS EM CONSULTÓRIO

Abaixo segue alguns problemas ou dificuldades que levam o paciente a procurar a ajuda de um profissional da psicologia

Transtornos de ansiedade

ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. No entanto, quando esse sentimento persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir nas atividades do dia a dia, a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser motivo de preocupação.

Esse, na verdade, é o principal sintoma do Transtorno da ansiedade generalizada (TAG), um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, de acordo com a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV)

Bipolaridade

O Transtorno Afetivo Bipolar, também conhecido como transtorno bipolar ou depressão maníaca, é uma doença mental grave caracterizada por alterações extremas do humor, configurando episódios de mania e depressão.

As oscilações de humor são comuns em nossas vidas e, em geral, não caracterizam uma condição psiquiátrica. O que diferencia as pessoas bipolares é que essas oscilações são mais intensas, duram mais tempo e são capazes de afetar padrões de sono e energia, assim como desestabilizar a estrutura familiar e as diversas relações dos pacientes. Além disso, enquanto a maior parte das pessoas experienciam mudanças no humor devido a acontecimentos em suas vidas, as oscilações dos pacientes bipolares ocorrem sem motivo aparente.

Depressão

A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens, atingindo a autoestima, também o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinando entre si e aparecendo com extrema frequência.

A depressão pode aparecer em diversas idades desde adolescentes até idosos, e por diversos motivos.

​

​

​

​

​

​

Terapia de Casais

A terapia de casal é uma importante ferramenta para se pensar a vida a dois. Podendo ser indicada em dois momentos: o primeiro de forma preventiva com o intuito do casal conhecer melhor sua dinâmica conjugal contribuindo para a qualidade do relacionamento. A segunda maneira é indicada quando o casal não consegue mais resolver os conflitos sozinhos, sendo a terapia um recurso que poderá ajudar a encontrar as respostas para as angústias e dúvidas relacionadas à vida conjugal. Em alguns casos, um dos cônjuges pode ser direcionado para a terapia individual, assim como pode haver a necessidade do envolvimento da família, sendo indicada a terapia de família.

Dificuldades Familiares

A Terapia Familiar é um diálogo que se constrói e desenvolve no tempo, envolvendo um terapeuta disponível e uma família normalmente em grande sofrimento.
É uma procura de novas alternativas que não passa por resolver problemas e corrigir erros mas, principalmente, por colocar em evidência a competência da própria família, ativando a sua participação na resolução dos seus problemas.
O Terapeuta não transforma mas suscita ocasiões favoráveis à mudança.

Estresse

O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas.

O estresse pode ser de difícil reconhecimento e aparecer através de  sensações como medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração e indignação. Além disso, também produz alterações físicas, como coração acelerado, músculos contraídos, pressão arterial alta, respiração curta e sentidos mais nítidos.

Qualquer situação, seja ela boa ou ruim, quando causa alterações no organismo, é uma fonte de estresse.

Dependência Química

É uma condição física e psicológica causada pelo consumo constante de substâncias psicoativas. Devido a constante utilização desses tipos de drogas, o corpo humano torna-se cada vez mais dependente dos mesmo, tendo como consequência sintomas que afetam o sistema nervoso.

É por isso que recomendamos que o tratamento psicológico de dependência química deve se feito juntamente com o tratamento médico. O médico trata o organismo alterado e, o psicólogo trata a causa comportamental e emocional.

bottom of page