top of page
wix_logo.png

Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que faz a  integração entre a psicologia e o direito. A principal função do psicólogo no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo judicial.

Laudos Psicológicos ou Periciais

É uma forma de intervenção para ajudar as partes envolvidas em um conflito. Pela Teoria do Direito, conflito é uma disputa entre competidores que clamam por seus direitos. As partes necessitam ajuda para argumentar e proteges-se.

A Mediação Transformativa é baseada em uma teoria onde o conflito é uma crise na interação humana e por isso necessitam de ajuda para restaurar uma interação positiva e construtiva. Pela visão transformativa, as pessoas desenvolvem a habilidade de se recuperar e se restabelecer dos efeitos alienantes. As pessoa acabam fazendo mudanças em suas dimensões: um círculo virtuoso de empoderamento e de reconhecimento, que funcionam juntos.

Parecer Psicológico

É um parecer técnico fundamentado acerca do ponto psicológico controvertido, sobre o qual é solicitado uma manifestação para auxiliar na tomada de decisão.

A finalidade é esclarecer, e o seu destino é dirimir uma dúvida sobre a questão ou problema psicológico, como se fosse uma resposta a uma consulta juridicamente formulada.

Atestado Psicológico

É o documento que certifica uma determinada situação ou estado psicológico como por exemplo falta, impedimento, afastamento, dispensa ou aptidão para uma atividade específica. De acordo com a Resolução007/2003 do CFP.

Declaração Psicológica

É o documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas, como por exemplo: comparecimento, acompanhamento e informações sobre as condições do atendimento psicológico. De acordo com a Resolução007/2003 do CFP.

bottom of page